sábado, 10 de janeiro de 2009

Cooperativas - Anotações para estudo e debate

Em nossas ações de cooperação técnica no projeto POLONOROESTE as agências de promoção do associativismo, tanto em Rondônia quanto no Mato Grosso, notamos a carência de material bibliográfico que possibilite aos técnicos ter um marco referencial mínimo, para nortear as suas ações.

Reconhecendo que não esgotamos a temática, queremos apenas contribuir, com discussão de conceitos e uma tipologia de empresas cooperativas, de formas a complementar o material didático, já publicado pela EMATER-MT, sobre Teoria da Organização.

Neste trabalho, nos preocuparemos em discutir conceitos utilizados na bibliografia mais corrente sobre cooperativas, em construir alguns parâmetros para uma tipologia de classificação deste tipo de empresas e a comentar criticamente as possibilidades de alcance das mesmas.

Este documento, não aborda a evolução da ideologia reformista européia, a “doutrina cooperativista” nem tem a intenção de discutir as potencialidades de um sistema de integração de empresas de auto-gestão.

A maior parte da bibliografia que utilizamos não é acessível aos técnicos e utilizamo-la por considerar a bibliografia nacional, sobre cooperativismo, ou conservadora ou acadêmico-descritiva das nossas cooperativas. Ao contrário de outras regiões, especialmente da América Latina, que tem uma rica e variada experiência de auto-gestão aplicada ao desenvolvimento rural.

O texto original e integral do Prof. Silvio Monteiro é de 22 de janeiro de 1989 e encontra-se disponível no site da COOTRADE e em formato PDF!

Nenhum comentário:

Postar um comentário